Pode e deve!
Desenvolvendo um corpo inteligente com o método pilates!
Joseph Pilates afirmou em seu livro que “com a respiração e a postura corretas, a criança não necessita de exercícios artificiais. Andar, correr, saltar, dar cambalhotas, pular são movimentos naturais criados pela mãe natureza para desenvolver as habilidades normalmente”. O método Pilates vai ao encontro dessa afirmação justamente por desenvolver exercícios bem próximos aos movimentos naturais, mais ainda para as crianças.
Qual criança não ficaria feliz ao executar um “theSeal” (a foca) ou um “theCrab” (o caranguejo), mesmo não sabendo que faz parte do repertório do método PILATES?
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) uma criança deve realizar diariamente pelo menos 60 minutos de atividade física que englobem grandes grupos musculares e que envolvam o peso do corpo para promover o crescimento ósseo.
Pesquisas apontam que o sedentarismo infantil vem crescendo cada vez mais e que apenas 22% dos meninos e 9% das meninas atingem a atual recomendação para atividade física. Infelizmente hoje a maior atração para os pequenos fica por conta dos eletrônicos e para fugir desse vício, pais e educadores devem estimular outras atividades com as crianças, oferecer novas propostas de diversão.
As crianças são extremamente flexíveis, dispostas e ativas, com energia ilimitada. É preciso preservar e incentivar esse comportamento para evitar o sedentarismo. O PILATES oferece à criança um novo mundo, repleto dediversão e benefícios físicos e cognitivos. Ela desenvolve a percepção corporal e espacial de si mesma e do outro, respeitando espaço, tempo e ritmo.
A atividade irá somar para o desenvolvimento global da criança, tirando-a do círculo vicioso do sedentarismo, fazendo com que ela tenha uma qualidade de vida muito melhor e se torne um adulto mais confiante e saudável.
Quais os benefícios do pilates para crianças?
Ele trabalha a consciência corporal de forma muito forte. Observamos que as crianças, por hábitos de vida mesmo, também pela carga de escola, carregar mochila, a postura que ela tem de ficar por muito tempo nas cadeiras do colégio, estudando, acabam desenvolvendo uma má postura decorrente dessas atividades diárias deles. O que a gente tenta fazer no pilates é trabalhar exatamente nessa parte de consciência corporal, pois não podemos trabalhar com eles a parte de fortalecimento em si. A gente alonga a musculatura deles. É incrível, hoje, o grau de encurtamento dos jovens e crianças; isso porque não praticam mais tanto atividades físicas como antigamente, têm a vida muito mais corrida: saem do colégio e vão para o inglês ou outra atividade, muito tempo no computador, e a atividade física em si fica de lado. Então trabalhamos em cima da consciência corporal para refletir em cima de uma postura mais adequada.
E o que significa “encurtamento”?
O ideal seria que todo mundo praticasse uma atividade física que pudesse alongar determinados grupos musculares. E o que acontece? Como eles passam muito tempo na postura sentada, na frente da televisão, do computador, no colégio, eles acabam encurtando, principalmente, essa musculatura posterior das pernas e encurvando os ombros, o peitoral, a musculatura anterior. No PILATES, a gente vai justamente tentar trabalhar isso; alongar essa cadeia posterior, que vai possibilitar uma postura em pé mais ereta, mais consciente, e também abrir mais o peito, facilitando o alinhamento da coluna.
Há uma idade mínima para a criança ingressar no pilates?
Podemos trabalhar com crianças a partir dos quatro anos. O ideal é que elas trabalhem em grupos separados, pois não temos como trabalhar crianças junto com adultos porque é algo diferenciado, a aula é voltada para elas. De preferência, que essas crianças mais novinhas façam um esporte associado ao pilates. Mas não tem uma regra de idade; a partir dos quatro anos, elas já conseguem entender o que estão fazendo. Nós vamos moldando aos poucos. Tem que ser algo lúdico, meio como uma brincadeira. Aí eles vão ganhando disciplina, concentração, tranquilidade, aliviam a mente.
Praticando o pilates eles suportam melhor o peso da mochila?
Sim, porque os músculos vão estar mais bem alongados, preparados para esse suporte de carga, além da consciência deles em relação ao corpo.
Agende uma aula!
51 3031 1209 - posturalestudiodepilates@gmail.com