É normal, nos dias mais frios, a gente ficar mais vulnerável aos vírus, alergias e doenças respiratórias. Por isso, essa é a hora de prestar atenção nos hábitos cotidianos e se cuidar mais. Fique ligado nas dicas pra esse inverno:
- Dica de mãe: não esqueça o casaco e o cachecol! No inverno, a variação de temperatura entre a rua e os ambientes fechados é muito grande.
- Tomar líquidos quentes (chá, chocolate) ajuda a manter o corpo aquecido, mas evite exageros.
- Não tome banho muito quente, para evitar o ressacamento da pele.
- Quem tem alergia deve trocar os cobertores com pelos por mantas de algodão, para prevenir as crises.
- O sol também faz mal no frio! Use protetor solar, especialmente quando o céu estiver limpo.
- Evite ficar muito tempo em locais fechados e com muita gente, isso favorece a proliferação de vírus e bactérias.
Faça exercícios!
Tente espantar a preguiça e a falta de disposição, pois esta é a época do ano em que o organismo precisa consumir mais coisas calóricas para lidar com o frio. Se você continua no ritmo normal de atividades, queima mais, e não corre o risco de ganhar quilos indesejados. Mas o melhor de tudo é que o exercício combate a depressão e o mau humor, além de equilibrar o sono e muitos outros benefícios.
Se quiser uma caminhada ao ar livre, prefira os horários de sol mais quente, em que o calor estimule seus músculos aos exercícios. Se estiver muito frio, os espaços fechados (academias, estúdios e clubes) são uma boa opção, pois têm climatização.
Só uma dica: no inverno, recomenda-se um aquecimento de 10 a 15 minutos antes das atividades.
Fonte: Revista Pilates